Quem foi Johann Kaspar Hechtel e qual a sua relação com o Baralho Petit Lenormand?

Quem foi Johann Kaspar Hechtel e qual a sua relação com o Baralho Petit Lenormand?

Compartilhe este Post nas Redes Sociais

Muitos textos e livros atribuem a criação do baralho cigano ou Petit Lenormand ao povo cigano e à célebre vidente e cartomante francesa Mlle Lenormand. Na verdade o seu nome só se vincula a tais personalidades como estratégia de marketing para que a sua venda fosse garantida. Na verdade a sua origem é outra. Talvez não tão mágica e até bem comercial, mas nada disso tira a sua força e o impacto positivo que causa em nossas vidas desde seu surgimento.

Recentemente, em meio à sua crescente popularidade, a pesquisadora americana Tali Goodwin divulgou os resultados de seu trabalho revelando que a primeira versão do baralho cigano, foi criada na Alemanha com o nome de “Das Spiel der Hoffnung” (Jogo da Esperança), em 1799, contrariando e derrubando as teorias vigentes que se fundamentam somente em especulações sem haver qualquer evidência histórica que as sustentem e que, mesmo assim, são espalhadas aos quatro ventos como fatos.

Seu criador foi Johann Kaspar Hechtel, empresário alemão, proprietário de uma fábrica de latão em Nuremberg , escritor de não-ficção e designer de jogos de salão, incluindo o protótipo do deck de cartomancia Petit Lenormand. De acordo com biografias publicadas, Hechtel também contribuiu anonimamente para alguns tratados de física. Nascido em 01 de maio de 1771 em Nuremberg e falecido em 20 de dezembro de 1799 durante uma epidemia de varíola.

Em meados do século 19 após a morte da famosa cartomante francesa Marie Anne Lenormand, o nome de Lenormand foi usado em vários baralhos de cartomancia, incluindo um baralho de 36 cartas ilustradas conhecido como Petit Lenormand ou simplesmente cartas de Lenormand ainda usado extensivamente hoje. O baralho de 36 cartas Lenormand é modelado em um baralho de cartas publicado em 1799 como parte de Das Spiel der Hoffnung (O Jogo da Esperança), um jogo de azar projetado por Hechtel que ainda estava sendo anunciado em 1820. Os chamados baralhos Lenormand têm o mesma numeração de cartas, símbolos primários e associações de cartas de baralho que as cartas do jogo Das Spiel der Hoffnung (O Jogo da Esperança) da Hechtel . Alguns exemplos do jogo estão incluídos em uma extensa coleção de cartas de jogar confortavelmente no Museu Britânico de Lady Charlotte Schreiber. O jogo da esperança está listado entre os trabalhos de Hechtel em um anúncio do editor Gustav Philipp Jakob Bieling de Nuremberg datado de 1799.

Johann Kaspar Hechtel que concebeu o baralho como um jogo de tabuleiro portátil para entretenimento das pessoas. Assim, o primeiro baralho cigano era um jogo de tabuleiro em forma de baralho como o ludo, o jogo da vida e afins.

Uma nota sobre ele foi publicada no livro “Humoristische Blätter für Kopf und Herz” (Bieling-1799) no ano de seu lançamento: Hechtel, J. K. – Das Spiel der Hoffnung, eine angenehme Gesellschaftsunterhaltung mit 36 neuen illumirten Figurenkarten, franz und deutsch (Le Jeu de l’Esperance, accompagné d’un nouveau jeu de cartes à figures) – Bieling, c. 1799). (O Jogo da Esperança, acompanhado de um novo jogo de 36 cartas ilustradas).

Fontes:
http://www.clubedotaro.com.br/site/h23_20_cigano_Alexsander.asp
https://en.wikipedia.org/wiki/Johann_Kaspar_Hechtel
Baralho Cigano Cartomancia Cartomancia Cigana Ciganos Jogos de Adivinhação Petit Lenormand  - Quem foi Johann Kaspar Hechtel e qual a sua relação com o Baralho Petit Lenormand?

Compartilhe este Post nas Redes Sociais

Postagens Relacionadas

A origem do trevo de 4 folhas

A origem do trevo de 4 folhas

Quem foi Marie-Anne Lenormand?

Quem foi Marie-Anne Lenormand?

Qual meu Orixá de Cabeça?

Qual meu Orixá de Cabeça?

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook