Sobre o Orixá Oxalá

Sobre o Orixá Oxalá

Compartilhe este Post nas Redes Sociais

Pai de todos os Orixá e mortais, Oxalá é o maior e mais respeitado Orixá nas Nações africanas, a paz e a harmonia espiritual são as características deste que é o Criador e Administrador do Universo.

Quando moço, se manifesta em seu Cavalo-de-Santo dançando como os outros Orixás, quando se apresenta em suas passagens velhas, chega se arrastando caminhando com dificuldade, muitas vezes fica parado no lugar esperando o auxílio de algum Orixá moço. Pertence a Oxalá de Orumiláia a visão espiritual, como consequência o jogo de Búzios.

 

Detalhes do Orixá:

Dia da semana – Domingo e Quarta-Feira (Variando a Tradição e Nação do Batuque).

Cores – Branco ou Branco e Preto (Variando a Tradição e Nação do Batuque)

Símbolo – Pomba, Apaxorô, olhos, caramujo.

Comida – Canjica Branca, Cocô, Merengue, Mel.

 

Sincretismo Religioso:

Oxalá Bocum e Olocum: Menino Jesus de Praga
Oxalá Jobocum: Divino Espírito Santo (pomba)
Oxalá Dacum: Sagrado Coração de Jesus
Oxalá de Orumiláia: Santa Luzia

 

Os Arquétipos(filhos):

Os filhos de Oxalá são pessoas muito tranqüilas, com tendência à calma, inclusive nos momentos mais difíceis. São amáveis e prestativos, mas nunca subservientes, pois não se rebaixam a ninguém. Sabem argumentar muito bem, convencendo qualquer pessoa de suas intenções. Adoram limpeza e organização, sendo perfeccionistas em tudo que fazem, às vezes chegando ao exagero.

Exigem, com veemência, a mesma postura das pessoas que o cercam. Geralmente essas pessoas aparentam mais idade do que realmente têm, devido ao seu amadurecimento precoce. Usam o raciocínio para resolver seus problemas, sendo esse o seu ponto forte, por isso, não são dados a explosões emocionais. Não gostam de mudanças, preferindo a rotina de uma vida tranquila do que uma aventura sem garantias. São lentos em suas decisões, pensando muito antes de agir. Mas quando tomam uma decisão, são persistentes e perseverantes.

São muito reservados em seus sentimentos e raramente orgulhosos. Sendo geralmente comunicativos e carismáticos, atraem muitos admiradores e amigos, que se sentem protegidos ao seu lado. Gostam de canalizar tudo em volta de si, como um grande pai. Dificilmente um filho de Oxalá deixa sem auxílio uma pessoa conhecida. Nessas atitudes de solidariedade, eles assumem alguns riscos, e, não raras vezes, acabam prejudicados.

Confiam demasiadamente nas pessoas, sempre vendo seu lado positivo, por isso correm um sério risco de serem enganados. Seu maior defeito é a teimosia, principalmente quando têm certeza de suas convicções. Adoram assuntos polêmicos, expondo seus pontos de vista a quem quer que seja. Um outro aspecto negativo na personalidade dessas pessoas é fugir de determinados problemas, deixando as coisas chegarem a um limite insuportável.

 

 

Batuque do Rio Grande Sul Cabinda Fundamentos do Batuque RS Ijexá Jejê Jejê/Ijexá Jejê/Nagô Lendas dos Orixás Nações do Batuque Nações Fundidas Nagô Orixás Oxalá Oyó Religião Afro  - Sobre o Orixá Oxalá

Compartilhe este Post nas Redes Sociais

Postagens Relacionadas

Rezas da Nação Cabinda por Pai Didi de Xangô

Rezas da Nação Cabinda por Pai Didi de Xangô

Sobre a Orixá Yemanjá

Sobre a Orixá Yemanjá

A origem do trevo de 4 folhas

A origem do trevo de 4 folhas

Quem foi Marie-Anne Lenormand?

Quem foi Marie-Anne Lenormand?

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook