fbpx
Sobre a Orixá Yemanjá - Charles Corrêa D' Oxum

Mãe da maioria dos Orixás é considerada a dona da maternidade, do casamento e família e Mamãe Universal, este Orixá reina nas águas do mar e tudo que está relacionado a ele, peixes, crustáceos, estrelas, algas, vegetais e outros, a Iemanjá pertence.
Com certeza não existiria outro elemento da natureza para representar e ser o habitat deste Orixá, como o mar. O mar é lindo, fascinante e belo, porém na maioria das vezes severo e perigoso quando não respeitado ou usufruído da maneira correta, características diretamente relacionadas com a Grande Mãe.
 

Detalhes do Orixá:

Dia da semana – Sexta-feira.
Cores – Azul Claro ou Azul Claro e Branco
Símbolo – Âncora, Peixes, Estrela do Mar.
Comida – Canjica Branca, cocada, mel.
 

Sincretismo Religioso:

Yemanjá Bocí e Iemanjá Bomí: Nossa Senhora dos Navegantes
Yemanjá Nanã Borocum: Sant’Anna
 

Os Arquétipos(filhos):

Os filhos de Yemanjá são sérios e impetuosos, dominam a todos e se fazem respeitar. Inflexíveis, dificilmente perdoam erros. Yemanjá não tolera mentira e traição, e isso se reflete em seus filhos, tidos muitas vezes como desconfiados e rancorosos, pois custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais.
Apesar de muitas vezes terem temperamento difícil, possuem um coração grandioso, preocupando-se com os outros e consigo. Põem à prova as amizades que lhes são devotadas.
Caprichosos e organizados, gostam de coisas luxuosas, mas sem a vaidade de Oxum, apreciam viver em ambientes confortáveis, e mesmo quando não dispõem de muitos recursos, pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, quando comparados com outras de sua comunidade. Apesar de seu gosto, não são pessoas ambiciosas nem obcecadas pela própria carreira. São mais ligadas no presente, sem tracejar grandes e audaciosos planos para o futuro.
Costumam ser bastante afáveis, porém um pouco rígidos, com uma certa relação maternal com os que o cercam e bastante centralizadores, de maneira a influenciar o destino dos que estão sob sua responsabilidade.
São honestos, gostam da casa e da família. As mulheres tornam-se excelentes mães e donas de casa. Via de regra, são apaixonados, possessivos e ciumentos.
 
 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *